Professor da Musixe é indicado em 7 categorias do Prêmio Profissionais da Música
Thiago Rocioli
Da Redação/Musixe
O professor da Musixe Rafa Leme, de cursos de Teoria e instrumentos de sopro, concorre a 7 categorias no Prêmio Profissionais da Música (PPM), que busca valorizar os Instrumentistas, Compositores, Produtores Musicais, Técnicos de Som, entre outros atuantes no cenário musical, em diversas categorias. O evento é o único no país a possuir o selo do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Para votar é preciso fazer um cadastro no site do PPM. Veja o tutorial aqui.
Leme concorre nas categorias Artista MPB, Cantor, Arranjador, Produção, Produtor Musical (Single Digital) além de Educação, com os livros “Pra Não Esquecer Songbook”e “Coleção Viva a Banda”. O multi-instrumentista comentou sobre a premiação. “No momento em que a gente desvincula das grandes gravadoras e dos grandes centros de distribuição e arrecadação, o artista independente passa a ter dificuldade em ter visibilidade. Esse prêmio eles oferecem esta oportunidade e escolhem “a dedo” os indicados. Eu me sinto honrado em estar concorrendo com Cristovão Bastos e Nailor Proveta, que são dois dos principais arranjadores do país – trabalharam com Dominguinhos, Chico Buarque e Gal Costa. É uma forma de não só democratizar a participação do artista independente como também trazer visibilidade”, disse o professor.
Esta não é a primeira vez que Leme é indicado ao prêmio. Em seu currículo estão, entre suas indicações, as de 2015 com o álbum “Pra Não Esquecer”, como melhor Arranjador, e no ano passado, com as obras de Joaquim Calabro, quando chegou a final.
Embora o Prêmio Profissional Musical ocorre em Brasília (DF), todas as regiões do país possuem representantes. Neste ano, o prêmio chega a oitava edição e faz homenagem a Alaíde Costa, Reco do Bandolim e Irlam Rocha Lima. O tema: “Vivam as plataformas, veículos e espaços culturais”. Criado em Brasília (DF) pelo músico e produtor Gustavo Vasconcellos, o prêmio ao longo de suas edições expandiu suas categorias. Atualmente são 220 categorias que contemplam toda a cadeia musical.
Histórico do Prêmio
Edição – Homenageados – Tema
1ª edição (2015) – Renato Russo, Roberto Ribas, Jorge Ferreira – Qual o Futuro da Música?
2ª edição (2016) – Fernando Brant – Qual o Futuro da Obra?
3ª edição (2017) – Benjamim Taubkin, Pena Schmidt e Thomas Roth – O Poder do Associativismo
4ª edição (2018) – Roberto Menescal – E aí, qual e a sua Bossa?
5ª edição (2019) – Claudio Santoro, Ronaldo Bastos e Genildo Fonseca – Do clássico ao popular- 100 anos de música brasileira
6ª edição (2020-2021) – Cássia Eller, Patricia Palumbo e Odette Ernest Dias – Do analógico ao digital, viva o Direito Autoral
7ª edição (2022-2023) – Chico Science, Lia de Itamaracá, Juarez Fonseca e Renato Matos – Viva a Cultura Popular
8ª edição (2024-2025)
Multi-Instrumentista
Formado em Saxofone Erudito pelo Conservatório Cacilda Becker, em Pirassununga (SP); Saxofone Popular pelo Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP); Saxofone Avançado pelo EMESP em São Paulo (SP); e Educação Musical pela Universidade Metodista de Santos, no litoral paulista; o Multi-Instrumentista Rafa Leme é especialista em Música Popular Brasileira e atualmente cursa a especialização em Neurociência e Aprendizagem na Universidade IPEMIG, em Belo Horizonte (MG). Na Musixe, ele ministra aulas de Teoria Musical, Saxofone, Venova, Flauta Doce e Flauta Transver
Você ganhou um super desconto!
Se você quer aprender a tocar de verdade, a Musixe é a sua melhor escolha. Inscreva-se agora utilizando o cupom BLOG e garanta um super desconto em todos os nossos planos. Clique em um dos planos aqui e aplique o cupom do blog . Bons estudos!
E aí, o que você achou?