Apenas uma pessoa em cada 10 mil percebe os sons no lado esquerdo do cérebro; saiba por que
Thiago Rocioli
Da Redação/Musixe
Sabe aquela pessoa que ouve uma música e consegue dizer o nome das notas sem nem precisar de um instrumento de apoio? Ela tem ouvido absoluto.
Trata-se de uma habilidade rara e a pessoa já nasce com ela. Não é uma audição mais sensível, mas sim de uma capacidade cognitiva no cérebro de reconhecer e nomear qualquer nota musical instantaneamente. Estima-se que apenas uma em cada 10 mil pessoas tenha essa habilidade. Artistas renomados como Miles Davis, Frank Sinatra, Frédéric Chopin e Michael Jackson são exemplos de músicos que, entre outros talentos, possuíam ouvido absoluto.
Existem três tipos principais de ouvido absoluto:
- Ouvido Passivo: A pessoa reconhece as notas, mas pode ter dificuldade para reproduzi-las;
- Ouvido Ativo: O indivíduo consegue cantar as notas com precisão, sem a necessidade de um som de referência;
- Ouvido Muito Fino: O tipo mais raro, que permite identificar não só as notas, mas também as nuances mais sutis de afinação.
O ouvido relativo, por outro lado, é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Ele permite que você identifique notas e intervalos musicais a partir de uma nota de referência. É a base da educação musical para a maioria das pessoas.
A boa notícia é que todos podem aprimorar o ouvido relativo. O segredo está no treino constante. Tocar constantemente seu instrumento, entender a estrutura das notas e escalas e ouvir música com atenção, com foco em cada detalhe.
Você ganhou um super desconto!
Se você quer aprender a tocar de verdade, a Musixe é a sua melhor escolha. Inscreva-se agora utilizando o cupom BLOG e garanta um super desconto em todos os nossos planos. Clique em um dos planos aqui e aplique o cupom do blog . Bons estudos!
E aí, o que você achou?