Você sabia que a música cristã surgiu do jazz?
Thiago Rocioli
Da Redação/Musixe
No Brasil, segundo o Censo 2022, dos 203,1 milhões de pessoas no país, 166 milhões de brasileiros se declaram cristãos. São cerca de 85% da população. Mas o que nem todos sabem é como este tipo de música surgiu?
Popular em todo o mundo, independentemente de etnia ou classe social, a música cristã que também é chamada de Louvor ou Gospel – aglutinação da expressão God Spell, que significa Palavra de Deus – surgiu na Igreja afro-americana, no início do século XX, e seu ritmo original era o jazz., com a presença de vozes em coral e solistas. Acompanhado de órgão, piano, baixo e até bateria, o estilo foi o responsável por formar pequenos conjuntos musicais.
Tudo começou com o músico Thomas A. Dorsey, um pianista de blues, que começou a escrever músicas com conteúdo religioso, incentivado por Chales A. Tindley. Porém, suas composições não foram bem recebidas pela proposta ousada para à época. Seu talento só foi evidenciado após seu falecimento.
Desde aquela época até hoje, muitas foram as transformações da música cristã. Atualmente, ela está presente em diversos ritmos: do sertanejo ao forró; do axé ao rock, passando inclusive pelo eletrônico. Aqui na Musixe, 67% dos nossos alunos têm alguma religião, sendo que 30% deles estão estudando algum dos nossos cursos para tocarem ou cantarem na Igreja.
E aí, o que você achou?