Toda pessoa pode aprender a cantar? | Musixe.com

NOSSO BLOG

Conteúdo Musical de Verdade

Toda pessoa pode aprender a cantar?

Você faz aulas de canto?

Uma grande questão que sempre é levada em consideração no estudo de canto e técnica vocal, é justamente se qualquer pessoa consegue aprender a cantar?

Quando o assunto é estudo de canto, existem alguns parâmetros que precisam estar bem definidos pelo aluno. Extensão vocal, tessitura, registro vocal, esquema vocal, dinâmica, afinação e ritmo.

O estudo de canto não é diferente dos demais estudos que praticamos em nossa vida, precisamos de alicerces que garantem a sustentação de nosso desenvolvimento. Os alicerces do canto são a afinação e o ritmo.

O canto é uma resposta física de aspecto sonoro em relação a estímulos nervosos e para que essa resposta exista, é utilizado todo o aparelho fonador de nosso corpo (constituído por diafragma, pulmão, laringe, língua, palato, dentes e lábios).

À partir do momento que conseguimos entender de onde o som é gerado, passamos para o domínio da afinação.

Cantar afinado significa emitir a nota musical desejada dentro de um contexto específico. Embora muitas pessoas acreditem que existe ‘voz desafinada’ na verdade é apenas uma falta de percepção auditiva e isso é resolvido através de exercícios de afinação (harmônicos) e percepção musical.

O professor pode utilizar vocalizes para facilitar este entendimento. Uma dica para acelerar esse processo é o aluno aprender a tocar algum instrumento musical.

Outro pilar do canto é a percepção de ritmo, que em sua falta resulta em uma catástrofe musical. Quando o aluno não possui essa capacidade de percepção bem aguçada, não consegue cantar de maneira harmoniosa com a música, atropelando o resto da banda ou ficando pra trás em alguns momentos. A forma de solucionar essa situação é estudando exercícios rítmicos e trabalhando percepção musical.

Depois dessas áreas desenvolvidas, o aluno já começa a conhecer o próprio corpo, entendendo como funcionam os esquemas vocais e os diferentes registros que podem ser explorados. Quando estimulado pelo professor, o aluno de maneira rápida consegue entender conceitos de técnicas e direciona o foco de seu estudo para completar seus objetivos específicos.

Logo, qualquer aspirante a cantor deve passar por esses processos de auto conhecimento para conseguir executar as técnicas que tanto deseja, ou seja, não é todo mundo que consegue aprender a cantar, só quem estuda!

E aí, o que você achou?

Você também pode gostar

-50%

Todas as Aulas da Musixe

por apenas:

R$19,99

em até 12 vezes no plano Anual.
Total do plano: R$ 239,88