Saiba como desenvolver técnica no instrumento musical
Aprender teoria é fundamental para quem deseja tocar um instrumento musical, seja ele qual for. É a técnica a responsável por aproximar o músico do instrumento e dar domínio prático sobre ele.
Através da técnica é possível melhorar coordenação; precisão e agilidade. E não a toa colocamos agilidade por último. A última preocupação que você tem que ter no início é a velocidade. Se preocupe, antes disso, em tirar um som limpo, preciso e firme no seu instrumento.
Depois que ganhar uma certa coordenação você deve começar a aumentar, gradativamente a velocidade. Não que a velocidade não seja importante. Ela é, e muito, mas se você já começar querendo fazer tudo rápido, há grandes chances de seu som sair “sujo”, com notas sem definição e, portanto, um som feio.
A técnica é crucial desde o início. Treine diariamente por 15 a 20 minutos, utilize um metrônomo para manter a precisão rítmica e aqueça os músculos antes de tocar; mantenha uma postura adequada para evitar lesões e diversifique seu treino com vários exercícios. Planeje seu treino semanal com técnicas específicas, selecionando exercícios e dividindo o tempo de treino.
Além da técnica, não negligencie o desenvolvimento de repertório, conhecimento teórico e leitura musical para se tornar um músico completo.
E aí, o que você achou?