O que é ouvido absoluto e ouvido relativo? | Musixe.com

NOSSO BLOG

Conteúdo Musical de Verdade

O que é ouvido absoluto e ouvido relativo?

Thiago Rocioli
Da Redação/Musixe

Ouvido absoluto é uma habilidade extraordinária que nasce com a pessoa e não pode ser desenvolvida (pelo menos, até ao momento, é o que se sabe). Já o ouvido relativo é algo que os músicos podem aprimorar a cada dia. Não a toa os professores de música recomendam o estudo contínuo, quanto mais se toca, escuta música, estuda percepção musical e a teoria, mais o seu ouvido fica aguçado.

Apenas uma pessoa em cada 10 mil possui o ouvido absoluto, enquanto as outras 9.999 possuem o ouvido relativo. Apesar do termo ser ‘ouvido absoluto’, esse fenômeno não ocorre na audição, mas sim na nossa mente, na cognição. Trata-se de uma habilidade aumentada de perceber os sons no lado esquerdo do cérebro, onde são processados.

Descobrir se você tem um ouvido absoluto basta realizar alguns testes simples. Se você já conhece os nomes das notas e seus sons, peça a um amigo ou professor para tocar uma nota em qualquer instrumento, sem que você veja quem está tocando. Em seguida, tente identificar e vocalizar o nome da nota que foi tocada. Repita esse processo várias vezes. Se acertar a maioria das notas, é provável que você tenha ouvido absoluto.

Para aqueles que não sabem o nome das notas nem reconhecem seus sons, identificar essa habilidade torna-se um pouco mais desafiador. Uma sugestão é pegar um instrumento musical e tentar, instintivamente, identificar as notas que alguém esteja tocando, mas somente o estudo musical constante dará segurança para essa tarefa.

Não há segredos. Desenvolver um ouvido apurado requer estudo dedicado à música, tanto no que diz respeito ao seu instrumento quanto à teoria musical. Além disso, ouvir música de forma ativa – prestando atenção aos detalhes – é fundamental. Por isso, é sempre útil contar com a orientação de um bom professor, que o guiará nesse processo de desenvolvimento musical.”

Descubra os três tipos principais de ouvido absoluto: o passivo, que reconhece as notas, mas pode não reproduzi-las com perfeição; o ativo, que vai além, permitindo cantar as notas sem referência externa; e o muito fino, uma raridade que percebe nuances sutis de afinação.

Exemplos de músicos com ouvido absoluto, entre outros, podemos destacar Miles Davis, Ray Charles, Frank Sinatra, Frédéric Chopin, Celine Dion e Michael Jackson.

E aí, o que você achou?

Você também pode gostar

-37%

Todas as Aulas da Musixe

por apenas:

R$24,91

em até 12 vezes no plano Anual.
Total do plano: R$ 298,90