Morre aos 89 anos o multi-instrumentista Hermeto Pascoal
Da Redação/Musixe
O multi-instrumentista e compositor Hermeto Pascoal, um dos maiores ícones da música brasileira, morreu neste sábado (12), aos 89 anos. Ele estava internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.
A família anunciou a partida em comunicado emocionante nas redes sociais: “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música”.
Nascido em 22 de junho de 1936 em Olho d’Água, no interior de Alagoas, Hermeto construiu uma das carreiras mais originais da música mundial. Arranjador, improvisador e inventor de sonoridades, explorava desde o jazz até o forró, o frevo e o samba, sempre sob sua concepção da “música universal”. Sua genialidade inspirou nomes como Elis Regina e Miles Davis.
Mesmo aos 88 anos, Hermeto seguiu ativo. Em 2024, lançou o álbum “Pra Você, Ilza”, homenagem à esposa falecida, que lhe rendeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz. No mesmo período, ganhou sua primeira biografia autorizada, “Quebra Tudo — A Arte Livre de Hermeto Pascoal”, escrita por Vitor Nuzzi.
Sua última grande apresentação ocorreu em setembro de 2023, no festival The Town, em São Paulo. Sob chuva forte, encantou o público com sua irreverência e talento ao lado de sua banda, formada por André Marques, Fábio Pascoal, Ajurinã Zwarg, Itiberê Zwarg e Jota P.
Hermeto deixa seis filhos, 13 netos, dez bisnetos e um legado que atravessa gerações, eternizando sua música como expressão de liberdade e invenção.
Você ganhou um super desconto!
Se você quer aprender a tocar de verdade, a Musixe é a sua melhor escolha. Inscreva-se agora utilizando o cupom BLOG e garanta um super desconto em todos os nossos planos. Clique em um dos planos aqui e aplique o cupom do blog . Bons estudos!
E aí, o que você achou?