Estrela Musixe: conheça Catarina no Sofá; banda disputa R$ 10 mil
Thiago Rocioli
Da Redação/Musixe
Prepare-se para conhecer uma banda que transforma vivências femininas em arte singular, misturando rock, jazz e música brasileira. Estamos falando de Catarina no Sofá, uma das 20 bandas semifinalistas do festival Estrela Musixe.
Para Ninne, vocalista da Catarina no Sofá, o surgimento do projeto foi um despertar pessoal e uma necessidade de se expressar plenamente. O que começou como uma reflexão sobre seu lugar na sociedade como mulher e a urgência de comunicar essas questões com todo o corpo, transformou-se em uma banda. A proposta musical é uma fusão experimental e artesanal de rock e jazz com as ricas vertentes da música popular brasileira. Além disso, linguagens como teatro, dança e poesia se integram à sua forma de compor e se comunicar.
A formação da Catarina no Sofá é um coletivo artístico: Aline Monzani (Vocal, Escaleta, Pandeiro, Dança), Danilo Hansem (Bateria, Percussão, Voz), Tiago Pazotto (Baixo, Percussão, Voz), Mateus Feliciano (Guitarra, Violão, Percussão, Voz) e Eduardo Machado (Guitarra, Violão, Percussão, Voz). O projeto ainda conta com Felipe Casati, criador, produtor e diretor do espetáculo “Nossas Senhoras”.
A banda se apresenta em escolas de arte, dança e praças públicas.
O processo criativo das músicas da Catarina no Sofá surge da tentativa de compreender o universo de diversas histórias sobre mulheres – suas dores, vitórias, conquistas, diversidades e (im)possibilidades –, e, principalmente, da necessidade de falar sobre essas histórias. As composições se iniciam de formas variadas: pela história, pela letra, pela melodia ou pelos arranjos. Após os primeiros esboços, as ideias são lapidadas coletivamente pela banda e também pelo olhar do produtor Ché Costa.
“O Dan já tirou o tênis?”
Na estreia do show “Nossas Senhoras”, em 2019, no antigo Espaço Cultural Galhofas, em Descalvado (SP), o nervosismo era grande, pois a maioria dos integrantes nunca havia vivenciado uma experiência tão experimental de tocar, atuar, dançar e declamar poesia. Todos estavam com o figurino impecável, exceto Dan, o baterista, que havia esquecido de tirar o tênis, algo necessário para aquela apresentação. Há quem diga: “tinha que ser o baterista!”. E isso virou motivo de risos entre os integrantes da banda e até hoje rende piadas internas com a pergunta “O Dan já tirou o tênis?”.
Atualmente, o maior desafio é o reconhecimento e a circulação do trabalho, enfrentando o preconceito com o que é criado no interior do país, mas eles seguem quebrando barreiras com a força de sua arte. A Catarina no Sofá considera iniciativas como a da Musixe essenciais para a sobrevivência do artista independente no Brasil, assim como as leis de incentivo à cultura (Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo), que inclusive financiaram a gravação e o clipe do single “Presente”. Eles estão sempre buscando onde mostrar sua arte e veem o concurso como uma oportunidade que exprime os lugares que querem ocupar. A banda conheceu a Musixe através do Instagram, quando um amigo enviou o anúncio do concurso.
Talento em evidência
O Estrela Musixe tem o propósito de evidenciar talentos da música autoral, sejam bandas ou cantores solos. O artista que obtiver a maior quantidade de votos nesta fase levará para casa o merecido prêmio de R$ 10 mil! A votação para esta semifinal pode ser feita até 23h59 do próximo domingo, 27 de julho. Lembre-se, você pode votar uma vez por dia, então volte diariamente para apoiar a Catarina no Sofá ou seu artista preferido!
No dia seguinte, 28 de julho, a expectativa cresce: serão divulgados os cinco indicados para a grande final! Três desses talentos serão escolhidos pelo público, refletindo o voto popular, e os outros dois serão indicados diretamente pela equipe da Musixe. Bora votar?!
Você ganhou um super desconto!
Se você quer aprender a tocar de verdade, a Musixe é a sua melhor escolha. Inscreva-se agora utilizando o cupom BLOG e garanta um super desconto em todos os nossos planos. Clique em um dos planos aqui e aplique o cupom do blog . Bons estudos!
E aí, o que você achou?