Batidas, métricas e tempo: entenda o que é ritmo na música!
O ritmo é um termo que ouvimos com frequência tanto de criadores quanto de ouvintes de música, mas sua definição exata e todos os elementos que ele engloba podem ser surpreendentemente ambíguos. Então, se você é um iniciante ou um músico experiente, pode valer a pena se perguntar: o que é ritmo?
A resposta curta é que o ritmo é talvez o elemento mais fundamental da música. Ele nos diz o momento certo para colocar notas e pausas na música. Embora exista música totalmente baseada em ritmo (como música criada por palmas), não é possível ter uma música puramente melódica – afinal, como podemos ter uma melodia se não temos informações sobre quando suas notas vão soar? Por esse motivo, faz muito sentido definir e aprender sobre ritmo no início da jornada musical.
Para desenvolver uma compreensão clara do conceito de ritmo, neste guia exploramos seus principais elementos um por um. Veja todos os tópicos através da tabela de conteúdos abaixo e sinta-se à vontade para usá-la para navegar até uma seção específica.
Assim como o termo ritmo, usamos casualmente a palavra batida para nos referirmos a todo tipo de coisas que ouvimos. No entanto, no contexto da teoria musical, uma batida é um trecho do pulso constante e principal da música. Se você já bateu o pé ou aplaudiu junto com uma música, é provável que o tenha feito em sincronia com a batida da música.
Se você não tem confiança em sua habilidade de manter a batida, vamos usar Wake Me Up de Avicii como um exercício simples – tente bater o pé junto com a música:
Se você percebeu que seu pé estava batendo em sincronia com o bumbo que entra no refrão (0:39), parabéns – você identificou com sucesso a batida! Você também pode notar os sons de palmas, que ocorrem entre cada batida do bumbo. Combinados com o bumbo, eles delineiam um pulso que é duas vezes mais rápido; esse pulso secundário é chamado de divisão da batida.
O que é uma métrica na música?
Agora que temos uma compreensão básica das batidas, vamos falar sobre como elas são organizadas. Uma métrica na música nos ajuda a comunicar como nossas batidas são agrupadas e divididas.
Existem dois tipos principais de métricas na música: métricas simples, que têm batidas que podem ser naturalmente divididas em grupos de dois, e métricas compostas, que têm batidas que podem ser naturalmente divididas em grupos de três. Hoje, vamos nos concentrar em dois tipos comuns de métricas simples que, juntos, abrangem uma grande quantidade de música.
1. Métrica simples quadrupla
Se você tentar contar os números em voz alta junto com a batida de Wake Me Up, vai perceber que repetir a frase um-dois-três-quatro funciona bem. Isso é chamado de métrica simples quadrupla. Cada grupo de quatro batidas é chamado de compasso e é indicado por uma assinatura de tempo na partitura.
2. Métrica simples binária
Outro tipo comum de métrica simples é a métrica binária, onde as batidas são agrupadas em pares. Um exemplo popular de música com essa métrica é We Will Rock You do Queen. Tente bater palmas junto com a música e você notará que cada par de palmas corresponde a uma batida.
O ritmo é um elemento fundamental da música e sua compreensão é essencial para qualquer músico. Através deste guia, aprendemos sobre os elementos básicos do ritmo, incluindo batidas, métricas e tempo. Agora, você pode aplicar esse conhecimento em sua prática musical e apreciar ainda mais a complexidade e beleza da música. E se você quiser aprimorar suas habilidades musicais, existem diversas opções de cursos e aulas de música online, como os oferecidos pela Musixe, que podem ajudá-lo a se tornar um músico ainda melhor. Então, continue explorando o mundo da música e aproveite ao máximo sua jornada musical!
E aí, o que você achou?