Entenda cada tímbre do Campanário de Aparecida
Thiago Rocioli
Enviado Especial à Aparecida (SP)
O Campanário no Santuário Nacional de Aparecida (SP), integra as obras do Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. A beleza arquitetônica se une à riqueza sonora de uma história de fé e devocação. Por trás de cada badalar, há uma melodia cuidadosamente orquestrada.
Ao todo são 13 sinos, sendo que 12 sinos é dedicado a um dos apóstolos e homenageiam bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil desde 1717, e 1 sino dedicado à Maria e São José. E eles custaram cerca de R$ 1,3 milhão.
Cada um têm tamanhos variados para produzir diferentes notas musicais. O maior, com 2,5 toneladas, emite a nota mais grave, enquanto os demais, menores, chegam a pesar 1,5 toneladas. Eles tocam às 6h, 12h e 18h, diariamente.
Os sons são comandados por um teclado próprio para esta função. Para os toques convencionais, os sinos badalarão movidos por motores eletromagnéticos. O projeto foi um dos últimos do consagrado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. A marcante estrutura tem a forma de mãos em prece, mede 37,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares, um pouco menos que a altura das naves do Santuário, que é de 40 metros.
Você ganhou um super desconto!
Se você quer aprender a tocar de verdade, a Musixe é a sua melhor escolha. Inscreva-se agora utilizando o cupom BLOG e garanta um super desconto em todos os nossos planos. Clique em um dos planos aqui e aplique o cupom do blog . Bons estudos!
E aí, o que você achou?