Como tirar música de ouvido? | Musixe.com

NOSSO BLOG

Conteúdo Musical de Verdade

Como tirar música de ouvido?

Uma habilidade muito almejada pelos estudantes de música é conseguir tirar uma música de ouvido. Mas afinal, o que isso significa?

Tirar de ouvido significa o aluno ouvir a música e identificar os acordes no instrumento e conseguir reproduzir as melodias sem auxílio de cifras.

Para que uma pessoa consiga tirar uma música de ouvido, ela deve treinar:

Harmonia/Campo harmônico:

Com o conhecimento de harmônico e teórico da música o músico identifica se a música possui uma intenção maior ou menor e começa a identificar algumas notas dentro da música.

Intervalos

Ao descobrir algumas notas, o músico deve identificar a cadência de intervalos dos acordes, e através do domínio desse conhecimento, juntamente com o conhecimento harmônico, já conseguimos identificar as notas e o(s) campo(s) harmônico(s) que a música apresenta.

Percepção musical

A percepção musical é a habilidade desenvolvida de identificar, classificar e diferenciar sons, intenções, frequências, timbres, efeitos, entre outros parâmetros. Essa habilidade é desenvolvida através de muito tempo ouvindo e analisando músicas. É de extrema importância que o aluno ouça muitas músicas de diferentes estilos e toque bastante o seu instrumento, seja ele qual for. O aluno deve entender e conhecer os diferentes sons que o instrumento reproduz.

Podemos concluir que tirar música é um misto de estudo teórico e prático e estudando bastante estará apto para tirar as músicas de ouvido!

E aí, o que você achou?

Você também pode gostar

-50%

Todas as Aulas da Musixe

por apenas:

R$19,99

em até 12 vezes no plano Anual.
Total do plano: R$ 239,88