A relação da Literatura e a Música | Musixe.com

NOSSO BLOG

Conteúdo Musical de Verdade

A relação da Literatura e a Música

A literatura é muito assoacida a outra manifestação de arte: a música.

Embora sejam distintas, música e literatura estão correlacionadas em história e poesia. Tanto a letra musical quanto a experiência literária são importantes aliadas. São produções culturais únicas e distintas que se complementam.

Essa área tem atraido cada vez mais leitores – e gerando materiais cada vez melhores. E nem toda canção é poesia, visto que nem toda canção usa da linguagem poética, contendo figuras de linguagem e intenções emotivas ou reflexivas.

A relação entre música e literatura é uma tradição que remonta a eras antigas, enraizada na própria natureza da expressão artística. Desde os primórdios da história humana, essas duas formas de arte têm se influenciado mutuamente, culminando em manifestações culturais ricas e complexas. Este artigo explora essa interação ao mesclar três perspectivas distintas: a evolução histórica dessa relação.

a Idade Média, a experiência literária era fortemente ancorada na oralidade, onde a narrativa e a poesia eram transmitidas por meio da fala e da música. Nesse contexto, trovadores percorriam vilas europeias, entoando cantigas satíricas e sacras, unindo poesia e música em uma única expressão artística. Com a invenção da imprensa, a literatura ganhou novo impulso, mas a relação com a música persistiu, muitas vezes com textos sendo lidos em voz alta por questões políticas e sociais.

O Renascimento trouxe a ópera, uma forma que amalgamou teatro, narrativa literária e música de maneira harmoniosa.

BOB DYLAN E O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA

A conquista do Nobel de literatura pelo cantor e compositor Bob Dylan levantou mais uma vez a dúvida sobre música ser ou não literatura. A Academia começa a perceber que no mundo de convergência em que vivemos, todos os gêneros são híbridos, e o debate se expandiu para fora da academia. Bob Dylan, músico e compositor, foi premiado pela contribuição da sua obra à criação literária. O próprio Dylan refletiu sobre o assunto, concluindo que “música é diferente da literatura”. No entanto, diversas manifestações musicais e literárias já foram capazes de provar que literatura pode ser cantada e música pode ser lida.

E aí, o que você achou?

Você também pode gostar

-50%

Todas as Aulas da Musixe

por apenas:

R$19,99

em até 12 vezes no plano Anual.
Total do plano: R$ 239,88