9 elementos de produção musical para temas de terror: dicas, tutoriais e técnicas de design e teoria musical | Musixe.com

NOSSO BLOG

Conteúdo Musical de Verdade

9 elementos de produção musical para temas de terror: dicas, tutoriais e técnicas de design e teoria musical

Uma música tema pode ser o toque final em um filme ou série icônica. Em alguns casos, pode impulsionar o alcance de um filme além dos sonhos mais loucos dos cineastas. No contexto de filmes de terror, existem temas que foram amostrados por gerações de produtores musicais. Neste artigo, exploraremos alguns dos principais aspectos que unem sonoramente o terror em relação ao design de som, teoria musical e amostragem – para que você possa se inspirar a criar sua música mais sinistra até agora.

Quando se trata de design de som em faixas inspiradas em terror, seu objetivo deve ser imergir seus ouvintes o mais profundamente possível em sua atmosfera desejada. Se você não tem certeza de como começar, crie um quadro de humor com algumas imagens, assista a um dos filmes que o inspirou em primeiro lugar ou siga estas dicas infalíveis para começar.

Um sintetizador pode trazer um toque sobrenatural a uma música tema. Em 1977, foi lançado Suspiria de Dario Argento, e junto veio uma das maiores trilhas sonoras de terror de todos os tempos. Escrita e executada pela banda de rock progressivo Goblin, os aspectos sonoros da trilha sonora de Suspiria inspiraram outros compositores (incluindo John Carpenter) a apresentar sintetizadores ao lado de instrumentos acústicos.

Graças em parte ao Goblin, os sintetizadores se tornaram mais proeminentes nas trilhas sonoras de filmes de terror e, nos anos 80, eram um instrumento comum no gênero.

Filmes e programas de TV modernos inspirados nos anos 80 (como Stranger Things) reconheceram e abraçaram isso. Se você está procurando um lugar para começar, explore alguns patches clássicos de sintetizador do Prophet 5, Roland Juno-106 ou ARP Odyssey.

Estabelecer a atmosfera certa é de extrema importância no terror. A intensidade de uma cena depende muito do humor em questão – e os melhores sustos usam a tensão a seu favor antes de nos derrubarem. Experimente usar paisagens sonoras ambientes para criar uma sensação inquietante e crie melodias que complementem ou contrastem com a ambientação. Preste muita atenção às frequências baixas, pois elas podem ser ferramentas poderosas na transmissão de uma entidade ameaçadora, mas podem levar a um baixo confuso (possivelmente a coisa mais assustadora deste artigo).

Uma coisa incrível sobre o terror é que ele recebe passagens musicais dissonantes de braços abertos. A dissonância, que é a falta de harmonia entre notas ou acordes, é um elemento chave na criação de tensão em uma trilha sonora de terror. Em particular, o uso da segunda menor (um intervalo de um semitom, ou meio tom) pode criar uma sensação instável ao alternar entre ela e sua fundamental. Um dos exemplos mais conhecidos e eficazes da segunda menor intervalo no terror é o tema de Tubarão, composto por John Williams.

E aí, o que você achou?

Você também pode gostar

-50%

Todas as Aulas da Musixe

por apenas:

R$19,99

em até 12 vezes no plano Anual.
Total do plano: R$ 239,88